A Associação Brasileira de Norma Técnica divulgou no dia 11 deste de setembro a nova Norma Brasileira NBR 9050, referente à acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Válida a partir do dia 11 de outubro, a nova norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados no projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural em relação à acessibilidade universal.


O documento aborda, em suas mais de 160 páginas, desde critérios desinalização em espaços públicos até parâmetros de ergonomia para mobiliário e equipamentos urbanos e intervenções em bens tombados pelo patrimônio histórico.


A nova norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados no projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e de edificações às condições de acessibilidade. Para estabelecer estes critérios, foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como: próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais.


“A função da norma é proporcionar a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente a maior quantidade possível de pessoas, independente da idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção”.


Visando tornar o documento acessível a todos a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibilizou a Norma completa em sua página.

Clique aqui para acessá-la.



DOWLOAD GRATUITO DA NORMA (LEGAL CONFORME ACORDO ABNT)