O envidraçamento de sacadas tem sido cada vez mais empregado como forma de proteger os ambientes e ao mesmo tempo controlar a temperatura interna de forma adequada, promovendo integração e valorizando ambientes sociais e de lazer. Desde 2014 a ABNT define os parâmetros de desempenho dos sistemas disponíveis no mercado por meio da norma ABNT NBR 16259:2014 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio define as diretrizes que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas, em edificações de uso público ou privado
É de fundamental importância regulamentar o sistema pois o mesmo era ( e é em muitos lugares ate hoje) comercializado sem qualquer controle, colocando em risco usuários e moradores de edifícios.
Faz-se necessário analise dos aspectos de segurança e desempenho. O envidraçamento de terraço, ou seja, qualquer reforma não prevista no projeto original da edificação, que gere peso significativo à estrutura ou implique alteração de impacto do vento na estrutura ou aumento de área construída. Necessita de um plano de reforma e responsabilidade técnica, seja para analise se a estrutura prevê o impacto da mesma, seja pela segurança na instalação e atendimento a norma e diretrizes do condomínio e legislação especifica.